Passamos boa parte de nossa vida indo para a escola. Começamos cedo, alguns com meses, outros com anos. Alguns gostando, outros não. Alguns sofrendo bullying, outros fazendo bullying. Mas sempre passamos por mudanças quando sabemos que isso acaba. Quando percebemos que nossa rotina vai mudar, que as responsabilidades vão aumentar que está na hora de crescer.


                Quando somos crianças, reclamamos por ir todo dia para a escola, por ficar algumas vezes de castigo ou por brigar com um amiguinho. À medida que crescemos as preocupações mudam. O que antes era motivo de reclamação, hoje é motivo de riso. Agora o que preocupa são as provas, trabalhos, sobrecarga e todo aquele monte de hormônio a flor da pele que todo o adolescente tem. Mas assim como as preocupações de criança crescem, as de adolescente também.


                Enquanto vamos crescendo não percebemos, a vida vai mudando devagar, mas quando paramos para pensar, o que vemos?


                Esse é o último ano de escola. O último ano de se preocupar com mais de uma prova ou trabalho por dia. O último ano para aproveitar os amigos que vem de longe. O último ano para viver a custa de seus pais. O último ano para decidir que tipo de rumo realmente iremos tomar na vida.  O último ano de estudar tudo ao mesmo. E também o último ano para realmente sofrer com os hormônios. Para muitos de nós, é o último ano dessas preocupações.


                Como percebemos que a vida muda tão depressa quando paramos para pensar. Eu não sei se vocês estão entendendo o ponto, só quero dizer que depois disso tudo muda. Não teremos mais o primeiro dia de aula, aquele frio na barriga tão conhecido, aquela felicidade de poder contar tudo para os amigos. Agora teremos somente a faculdade. Talvez nem iremos conhecer todos os colegas de todas as aulas. Provavelmente nos juntaremos com dois ou três e iremos rezar para fazermos mais cadeiras juntos. Terminaremos a faculdade em alguns anos e essa fase de nossa vida também irá passar. Talvez você leve alguma coisa de tudo isso, talvez não. Talvez os seus amigos continuem os mesmos. Talvez você conheça amigos novos. Talvez os amigos novos mudem novamente, mas você terá os marcos de todos durante toda a sua vida.


                Você vai passando todas as fases da vida. Quando percebe que o tempo você se pergunta: para onde foi? Mas aí você olha para trás e faz como eu estou fazendo agora e percebe que durante toda a sua vida você passou por muitas coisas e foi crescendo, principalmente com as coisas ruins.

                Como viram, foi bem uma reflexão mesmo. Então reflitam sobre as suas vidas, pensem em tudo o que foi feito, fiquem felizes com o que fizeram e sigam felizes independentemente da fase que estiverem. 

A veroneira




Deixe um comentário